sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Entrevistas 
Adriana Aparecida J. Flauzino
Professora da Educação Infantil na Creche Rosa Capoani Paccola - Lençóis Paulista 
Como é feita a avaliação? 
Faixa Etária: Crianças de 1 à 2 anos (Berçário II)
Tudo tem um objetivo, então tudo é avaliado por meio do objetivo. A criança é avaliada pelo desenvolvimento dela mesma, nunca sendo comparada a outra. Algumas crianças chegam na sala sem, ao menos, andarem com muita frequência. Com o passar do tempo, conforme as atividades são feitas em sala, elas passam a correr por todos os cantos. Existem atividades que despertam diferentes interesses em cada criança, ou seja, cada criança tem a sua forma de demonstrar como aprendeu o que foi passado, por isso a observação é o maior meio para de avaliar a criança. Conforme elas vão evoluindo, puxa-se mais a turma. Aborta-se um eixo, mas não existe um currículo a ser seguido. Prepara-se o material para as aulas por meio de livros, pesquisas e adaptações para a idade. 
Portanto avalia-se a criança por meio da observação e do registro, oferecendo e observando o que a criança vai desenvolvendo. 
Maior dificuldade 
Adaptação na rotina, depois que é passado por esse processo de adaptação o desenvolvimento da criança fica melhor. 
Por: Maria Fernanda Quinto 
Aparecida Amorielo
Busco avaliar meus alunos no dia-a-dia, com as atividades que realizo com eles, para observar as dificuldades dos meus alunos e assim saber como terei que trabalhar com ele. Acho mais fácil o trabalho no individual, pois nem todos os alunos são iguais, alguns precisam de maior atenção, a grande dificuldade que encontro é o grande número de alunos na sala de aula, isso dificulta uma avaliação individual.
Com relação à avaliação bimestral me foco nas coisas básicas, como forma, cores, numerais (até o cinco), é feita individualmente, e é um dos melhores momentos pra se avaliar.
Por: Lais Cristina Rodrigues 
Izabel Priscila - Centro de Convivência Infantil (CCI - Unesp Bauru)
Faixa Etária: Crianças até 1 ano
A avaliação do berçário é praticamente diária, pois o desenvolvimento dos bebês é muito rápido e como não fazemos o uso de muitos papéis como forma de registro, é através de fotos e filmagens que verificamos e avaliamos as crianças.
Os aspectos que dificultam essa avaliação é a falta de auxiliar e o que facilita é o amplo espaço que temos para explorar.
Por: Mariana Campos


Izabel Duranti- Centro de Convivência Infantil (CCI - Unesp Bauru)

Faixa Etária: de 1 a 2 anos
A avaliação deve ser contínua, pois esta faixa etária 1 a 2 anos) fazemos pouco registros em papel, são mais através de fotos e depois observamos muito o interesse da criança/grupo e como a proposta trabalha colabora/influência em seu desenvolvimento.
A falta de auxiliar para fazer mais registro é o que mais dificulta e o que mais facilita é que temos muito recurso para a elaboração e execução das propostas.
 Por: Elen Samile e Vivian Camile

 

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