sábado, 25 de maio de 2013

Plano de Aula

Natureza e Sociedade - Água: a sua importância 

*Ajude a turma a perceber o quanto a água é importante e como estamos desperdiçando este recurso indiretamente em casa ou na escola.

Atividade do Feijão
-Importância da água diante da natureza e sociedade.
Faixa etária: 4 e 5 anos

Objetivos:
-Apresentar o tema aos alunos,
-Informar aos educandos a importância da água no planeta,
-Desenvolver uma experiência com feijões,
-Relacionar o tema com o seu dia a dia,
-Pesquisar, através de revistas e jornais, e apresentar para a sala os resultados.
-Identificar, através de imagens, onde existe desperdício ou não.
-Identificar, no ambiente familiar, como é a relação com a água, se há desperdício ou não
-Analisar a experiência realizada, e relacionar a importância da aula diante disso.

Material Necessário:
2 copos descartáveis,
2 pedaços de algodão,
4 grãos de feijão,
cartolina,
papel craft,
revistas,
jornais,
cola,
lápis de cor,
tesoura e
atividade impressa.

Introdução: 
Cerca de 97% da água que existe no planeta é salgada, do restante 2% está congelada e somente 1% encontra-se disponível para, nada menos que, 7 bilhões de pessoas (população atual na Terra). O resultado desse cenário é que nem todo mundo tem acesso à água.

Desenvolvimento:
1º dia: Momento de mostrar às crianças a importância do tema. Deixa-los consciente de tal importância. Plantas os feijões.

2º dia: Fazer a pesquisa com as revista e jornais, com o tema água. Cuidar de um feijão e não colocar mais água no outro.

3º dia: Atividade impressa, que os alunos deverão pintar somente as ilustrações que mostrem o consciente da água. Cuidar dos feijões

4º dia: Cada aluno fará uma pesquisa fora do ambiente escolar, onde identificará se existe desperdício ou não na casa de cada um. O aluno terá que observar e anotar a quantidade de banho que cada membro de sua família toma e a demora de cada um.

5º dia: Os alunos irão analisar o que aconteceu com os feijões, os que ficaram sem água e os que ficaram com água. Depois ele falarão o que viram, e assim finalizará o trabalho diante da água.

Avaliação:
   Observar se os alunos dominaram o assunto




Nenhum comentário:

Postar um comentário