sábado, 25 de maio de 2013

Uma Didática para Pedagogia Histórico-Crítica

Laís Rodrigues 

21-De acordo com o autor a maior dificuldade dos professores não se encontra aspecto conceitual-científico do conteúdo, que de certa forma dominam, então onde ela reside?

   O professor muitas vezes tem o domínio do assunto, porém não consegue transmitir de maneira clara o conteúdo para o aluno, é necessário que o professor apresente os conteúdos para o aluno como um mediador e aos pouco o aluno vai tornando esse conhecimento como um novo objeto de conhecimento.

Reflexão individual do blog Touch Down:

   Pelo que vi postado no blog do grupo consegui perceber que o grupo se preocupou bastante em apresentar todas as atividades propostas pela professora, de maneira bem organizada o grupo fez todas as reflexões necessárias, postou os planos de equipe corretamente e também os planos de aulas com todos os elementos que foram exigidos.
   O grupo também se preocupou em colocar as opiniões dos integrantes o que desde inicio foi pedido pela professora que sempre houvesse a participação de todos no blog, mesmo que cada um tenha sido designado como uma função.

Maria Fernanda

26- Segundo o livro o processo de aprendizagem é interpessoal, mas a verdadeira aprendizagem é intrapessoal, por quê?

   O processo de aprendizagem está atrelado às relações interpessoais e relações intrapessoais. Se o desenvolvimento da inteligência exige a ação e a interação com o objeto de conhecimento e com o outro, quanto menos se lida com esse objeto, menor é o desenvolvimento ou nenhum ocorre. A sala de aula é um verdadeiro fenômeno social. Tudo que ocorre no contexto social maior ali estará representado. As trocas interpessoais são incessantes e permeiam todo e qualquer procedimento de aprendizagem.
   Portanto enquanto vivemos estamos aprendendo e construído relações e aprendendo por elas. E cabe ao professor um papel muito significativo e importante nesse processo de interferir de forma planejada, consciente e intencional proporcionando aos alunos interagirem e refletirem sobre as relações no ambiente escolar.

Reflexão individual do blog Touch Down:

   Primeiramente quero falar que essa ideia de analisar os demais grupos é ótima, eu nunca parei pra olhar todos os outros grupos como eu fiz hoje. O grupo Touch down tem feito o seu trabalho muito bem, com todas as postagens em dia, mais do que isso, o grupo se preocupou em colocar todos os detalhes discutidos em aula, não colocando somente as coisas que a professora pediu, mas a demais também. Por isso fica aqui os meus parabéns para todos os integrantes do grupo Touch Down. 



Mariana Campos 

27-Segundo o que aprendeu no livro como você explicaria a instrumentalização?

   A Instrumentalização é um dos caminhos a serem explorados a fim de promover a real aprendizagem. No capítulo referente a instrumentalização o autor fala muito de Vygotsky e que o entendi sobre instrumentalização é que para isso dar certo é necessário no aluno criar e recriar tudo que aprendeu, tornando o aprendizado em instrumento da construção pessoal, assim ficando mais fácil assimilar os conteúdos.

Reflexão individual do blog Touch Down:



   O grupo Touch Down esta se preocupando bastante e deixar o blog organizado, com todas as postagens em dia e estão postando análises e assuntos que a professora não pediu para atualizar no blog, achei interessante que alguns alunos, mesmo ausentes durante a aula, se preocupam em saber qual o conteúdo que foi passado e depois postam suas opiniões no blog, referente ao assunto que foi dado em sala de aula. Meus parabéns pelo empenho do grupo e a criatividade de sempre.

Vivian Camile

37- O que significa generalidade e estrutura de generalização?


   Generalidade significa você possuir uma palavra em comum com a criança, mas os conceitos de cada uma serem diferentes, como cita no livro, a professora pede para que os alunos retirassem do livro todos os substantivos que encontrassem, mas quando a professora vai checar a tarefa percebe que um aluno cortou os substantivos e colou no caderno, enquanto era só para copiar, o nível de generalidade era diferente entre eles, o aluno usou de seu cotidiano a palavra "retirar", nesse caso a professora deve ser uma intermediadora para que o aluno possa chegar no nível de generalidade desejado.    Agora estrutura de generalização é necessário que a criança possua pre-conceitos para que ela entenda que, por exemplo, o que é mobília é necessário que ela saiba o que é cadeira, sofá, mesa, etc. Conforme ela vai subindo de estrutura seu intelecto vai se aprimorando

Reflexão individual do blog Touch Down:



   Bom, analisando o blog percebi que o grupo se empenha bastante em deixar o blog em dia, e ainda acrescenta algumas coisas que não são pedidas, e também tem vídeos, é um blog bem completo, os integrantes estão de parabéns!!!

Elen Samile 



12- O que o processo pedagógico deve possibilitar aos educando conforme apresentado no livro? 

  O processo pedagógico envolve ações dos professores e dos alunos, que se desenvolvem por meio de técnicas especificas que buscam transformar conceitos cotidianos em conceitos científicos, afim de que esses conceitos científicos façam parte do dia-a-dia dos educando. Todo esse processo é conduzido pelo professor por meio de conceitos científicos que os educando ainda não possuem, mas que, agindo em sua zona de desenvolvimento imediato, eles passarão a dominar através de aproximações sucessivas.


Portanto, o processo pedagógico possibilita ao educando, o conhecimento dos conceitos científicos, que são introduzidos no seu cotidiano, ate chegar a uma definição concreta de pensamento.

Reflexão individual do blog Touch Down:

  Com relação ao blog do Grupo Touch Down creio que eles estão muito bem, porque o blog está bem organizado, eles se preocupam em passar o que foi feito em sala de aula, com detalhes, muito interessante essa atitude. E também acrescentam algumas coisas que não foram pedidas pela professora, para mim o  blog do Touch Down está ótimo

Nathália Galvão 

31- Explique a zona de desenvolvimento imediato do educando.

   A zona de desenvolvimento imediato é de fundamental importância no que se refere à aprendizagem e ao desenvolvimento, pois ela determina o campo das gradações que estão ao alcance da criança e nela se encontram as possibilidades do educando que, por sua ação e a do professor, se tornam atualidade. O ensino fundamenta-se não nas conquistas já efetuadas pela criança, mas nas que se encontram em processo de amadurecimento.



Reflexão individual do blog Touch Down:

Achei o blog Touch Down bem organizado e completos, com as tarefas em dia e com coisas a mais; percebi também que todos os integrantes participam bem, gostei bastante. O grupo está de parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário