Laís Rodrigues
21-De acordo
com o autor a maior dificuldade dos professores não se encontra aspecto
conceitual-científico do conteúdo, que de certa forma dominam, então onde ela
reside?
O professor
muitas vezes tem o domínio do assunto, porém não consegue transmitir de maneira
clara o conteúdo para o aluno, é necessário que o professor apresente os
conteúdos para o aluno como um mediador e aos pouco o aluno vai tornando esse
conhecimento como um novo objeto de conhecimento.
Reflexão individual do blog Touch Down:
Pelo que vi
postado no blog do grupo consegui perceber que o grupo se preocupou bastante em
apresentar todas as atividades propostas pela professora, de maneira bem
organizada o grupo fez todas as reflexões necessárias, postou os planos de
equipe corretamente e também os planos de aulas com todos os elementos que
foram exigidos.
O grupo também se preocupou em colocar as
opiniões dos integrantes o que desde inicio foi pedido pela professora que
sempre houvesse a participação de todos no blog, mesmo que cada um tenha sido
designado como uma função.
Maria
Fernanda
26- Segundo o
livro o processo de aprendizagem é interpessoal, mas a verdadeira aprendizagem
é intrapessoal, por quê?
O processo de
aprendizagem está atrelado às relações interpessoais e relações intrapessoais.
Se o desenvolvimento da inteligência exige a ação e a interação com o objeto de
conhecimento e com o outro, quanto menos se lida com esse objeto, menor é o
desenvolvimento ou nenhum ocorre. A sala de
aula é um verdadeiro fenômeno social. Tudo que ocorre no contexto social maior
ali estará representado. As trocas interpessoais são incessantes e permeiam
todo e qualquer procedimento de aprendizagem.
Portanto
enquanto vivemos estamos aprendendo e construído relações e aprendendo por
elas. E cabe ao professor um papel muito significativo e importante nesse
processo de interferir de forma planejada, consciente e intencional
proporcionando aos alunos interagirem e refletirem sobre as relações no
ambiente escolar.
Reflexão individual do blog Touch Down:
Primeiramente quero falar que essa ideia de analisar os demais grupos é ótima, eu nunca parei pra olhar todos os outros grupos como eu fiz hoje. O grupo Touch down tem feito o seu trabalho muito bem, com todas as postagens em dia, mais do que isso, o grupo se preocupou em colocar todos os detalhes discutidos em aula, não colocando somente as coisas que a professora pediu, mas a demais também. Por isso fica aqui os meus parabéns para todos os integrantes do grupo Touch Down.
Mariana Campos
27-Segundo o que aprendeu no
livro como você explicaria a instrumentalização?
A Instrumentalização é um dos caminhos a serem explorados a fim de promover a
real aprendizagem. No capítulo referente a instrumentalização o autor fala
muito de Vygotsky e que o entendi sobre instrumentalização é que para isso dar
certo é necessário no aluno criar e recriar tudo que aprendeu, tornando o
aprendizado em instrumento da construção pessoal, assim ficando mais fácil
assimilar os conteúdos.
Reflexão individual do blog Touch Down:
Reflexão individual do blog Touch Down:
Reflexão individual do blog Touch Down:
Com relação ao blog do Grupo Touch Down creio
que eles estão muito bem, porque o blog está bem organizado, eles se preocupam
em passar o que foi feito em sala de aula, com detalhes, muito interessante
essa atitude. E também acrescentam algumas coisas que não foram pedidas pela
professora, para mim o blog do Touch
Down está ótimo
Nathália Galvão
31- Explique a zona de desenvolvimento imediato do educando.
A zona de desenvolvimento imediato é de fundamental importância no que se refere à aprendizagem e ao desenvolvimento, pois ela determina o campo das gradações que estão ao alcance da criança e nela se encontram as possibilidades do educando que, por sua ação e a do professor, se tornam atualidade. O ensino fundamenta-se não nas conquistas já efetuadas pela criança, mas nas que se encontram em processo de amadurecimento.
Reflexão individual do blog Touch Down:
Achei o blog Touch Down bem organizado e completos, com as tarefas em dia e com coisas a mais; percebi também que todos os integrantes participam bem, gostei bastante. O grupo está de parabéns.
Reflexão individual do blog Touch Down:
O grupo Touch Down esta se preocupando bastante e deixar o
blog organizado, com todas as postagens em dia e estão postando análises e
assuntos que a professora não pediu para atualizar no blog, achei interessante
que alguns alunos, mesmo ausentes durante a aula, se preocupam em saber qual o
conteúdo que foi passado e depois postam suas opiniões no blog, referente ao
assunto que foi dado em sala de aula. Meus parabéns pelo empenho do grupo e a
criatividade de sempre.
Vivian Camile
37- O que significa generalidade e estrutura de generalização?
Generalidade
significa você possuir uma palavra em comum com a criança, mas os conceitos de
cada uma serem diferentes, como cita no livro, a professora pede para que os
alunos retirassem do livro todos os substantivos que encontrassem, mas quando a
professora vai checar a tarefa percebe que um aluno cortou os substantivos e
colou no caderno, enquanto era só para copiar, o nível de generalidade era
diferente entre eles, o aluno usou de seu cotidiano a palavra
"retirar", nesse caso a professora deve ser uma intermediadora para
que o aluno possa chegar no nível de generalidade desejado. Agora estrutura de
generalização é necessário que a criança possua pre-conceitos para que ela entenda que, por exemplo, o que é mobília é necessário que ela saiba o que é
cadeira, sofá, mesa, etc. Conforme ela vai subindo de estrutura seu intelecto
vai se aprimorandoReflexão individual do blog Touch Down:
Bom, analisando o blog
percebi que o grupo se empenha bastante em deixar o blog em dia, e ainda
acrescenta algumas coisas que não são pedidas, e também tem vídeos, é um blog
bem completo, os integrantes estão de parabéns!!!
Elen Samile
O processo pedagógico envolve ações dos professores e dos
alunos, que se desenvolvem por meio de técnicas especificas que buscam
transformar conceitos cotidianos em conceitos científicos, afim de que esses
conceitos científicos façam parte do dia-a-dia dos educando. Todo esse
processo é conduzido pelo professor por meio de conceitos científicos que os
educando ainda não possuem, mas que, agindo em sua zona de desenvolvimento
imediato, eles passarão a dominar através de aproximações sucessivas.Elen Samile
12- O que o processo pedagógico deve possibilitar aos
educando conforme apresentado no livro?
Portanto, o processo pedagógico possibilita ao educando, o
conhecimento dos conceitos científicos, que são introduzidos no seu cotidiano,
ate chegar a uma definição concreta de pensamento.
A zona de desenvolvimento imediato é de fundamental importância no que se refere à aprendizagem e ao desenvolvimento, pois ela determina o campo das gradações que estão ao alcance da criança e nela se encontram as possibilidades do educando que, por sua ação e a do professor, se tornam atualidade. O ensino fundamenta-se não nas conquistas já efetuadas pela criança, mas nas que se encontram em processo de amadurecimento.
Achei o blog Touch Down bem organizado e completos, com as tarefas em dia e com coisas a mais; percebi também que todos os integrantes participam bem, gostei bastante. O grupo está de parabéns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário