quarta-feira, 29 de outubro de 2014

PROJETO DE INTERVENÇÃO



CINCO SENTIDOS

Por: Mariana Campos e Glaciele Ramos

JUSTIFICATIVA

 Após algumas observações e uma conversa com a professora do grupo 2 - CCI,  sobre os Projetos desenvolvidos para aquele semestre, ela relatou que gostaria de ter trabalhado os Cinco Sentidos, mas que infelizmente não teria sido possível. Então, me sugeriu diversas atividades para trabalhar o tema de forma lúdica, trabalhando a curiosidade natural das crianças, uma maneira da criança fazer a construção de conhecimentos significativos a cerca do tema, a ponto dela mesma expressar sua opinião. 

OBJETIVOS
Identificar os cinco sentidos;
Estimular as sensações;
Desenvolver o autoconhecimento;
Reconhecer e identificar os diferentes sons, cheiros, sabores, texturas e imagens;
Compreender as sensações que nos são despertadas;
Reconhecer os diferentes sentimentos que podemos ter.
 Aguçar os sentidos e expressões.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES

Aproximadamente 5 dias, com 30 minutos diários.

DESENVOLVIMENTO

ATIVIDADE 1:  Os sentidos

Para introduzirmos a temática sobre as sensações partiremos dos conhecimentos prévios que as crianças têm, bem como aguçar suas hipóteses em relação ao assunto. Desta forma, iniciaremos a aula com a música e o clipe, Cinco Sentidos - Hi-5

1,2
1,2,3
Vem contar,
Vamos brincar
Temos cinco sentidos
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
Temos cinco sentidos
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
Um - visão
Dois - audição
Três - paladar
Quatro - Tato
Cinco - Olfato
Cinco sentidos!
Cinco sentidos
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
1,2
1,2,3
Vem contar,
Vamos brincar
A visão pra te ver
Audição pra te ouvir
Vou pegar suas mãos
E com o tato sentir
Pra comer vou provar
Com o meu paladar
Olfato é pra cheirar
Cinco sentidos, são cinco!
Cinco sentidos!
Cinco sentidos
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
Nós temos cinco sentidos
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
Um - visão
Dois - audição
Três - paladar
Quatro - Tato
Cinco - Olfato
Cinco sentidos!
Cinco sentidos
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
1,2
1,2,3,4,5
Vejo a luz a brilhar
Ouço o som a tocar
E também ao sentir se está quente pra mim
Meu nariz sabe bem
Se o cheiro é bom ou ruim
Então quem quer brincar?
Cinco sentidos, são cinco!
Cinco sentidos!
Cinco sentidos
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
Temos cinco sentidos
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
Cinco sentidos
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
Temos cinco sentidos
E os seus sentidos quantos são?
Cinco! São cinco! Hi5! (Hi5)
1,2
1,2,3
Vem contar,
Vamos brincar

ATIVIDADE 2: Caixa das Sensações

Em uma roda de conversa, apresentaremos às crianças diversos materiais com o intuito de explorar seus sentidos e percepções.

Materiais:
- 1 Caixa de papelão
- Cartolina ou papel color set branco;
- Lixa;
- papel amassado;
- plástico;
- algodão;
- tecido;
- esponja;
- EVA;
- Bola de gude;
- Escova (de dentes ou cabelo);
- Borracha;

Procedimentos:
- Dentro da caixa colocaremos os materiais de diversas texturas, como: lixa, tecido, algodão, pedra, isopor, escova, borracha, etc, com as crianças dispostas em roda, passaremos a caixa e pediremos que uma por vez coloque a mão e selecione um objeto para tocar, orientaremos a sentir como este é.
 Assim, depois de todas as crianças terem participado da atividade, em uma roda de conversa podemos questionar:
- O que vocês sentiram?
- Como era o que vocês tocaram?
- Qual era o tamanho? Grande ou pequeno?
- Ela lisinho ou enrugado?
- O que será que ele pode ser?

ATIVIDADE 3 - Que som é esse?

Materiais:
- Em um CD vamos gravar diversos sons, como: chuva, ventania, água, batida de madeira, buzina, bateria, guitarra, trem, carro, moto, avião, miado, latido, relógio, choro, riso.

Procedimentos:
- Com as crianças dispostas em roda, pediremos para ficarem de olhos fechados e em silêncio para ouvirem os diferentes sons;
- Com os sons de objetos e fenômenos iremos questionando as crianças sobre o que tem esse som;
- Levaremos também diversas figuras que representem os mesmos e pedir para que as crianças identifiquem estes.

ATIVIDADE 4 -  Cheiro de quê?

Materiais:
Utilizaremos diferentes materiais com cheiros diversos e figuras que representem os materiais utilizados;

Procedimentos:
- Com as crianças dispostas em círculo e com os olhos vendados, passaremos os diferentes materiais para que elas sintam o “cheiro”. Cuidando para que elas não utilizem nenhum outro sentido para descobrir esse material.

ATIVIDADE 5 - Hum que gostinho é esse?

Materiais: diferentes alimentos que representem o doce, azedo, amargo, como sal, açúcar, algumas frutas, etc.

Procedimentos:
- Com as crianças dispostas em círculo, escolha um alimentos para que esta prove, apenas uma pequena quantidade e diga para esta dizer se é docinho ou não por exemplo.
- Ao final, pode-se fazer uma deliciosa salada de frutas com as crianças;
Resultados:
Além de aguçar o paladar das crianças, elas poderão conhecer novos alimentos e aprender a descreve-los apenas pelo sabor.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação, a compreensão, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.




Nenhum comentário:

Postar um comentário